terça-feira, 24 de abril de 2012

Estrogonofe de Soja


     O estrogonofe de soja é um primor de sabor e proteínas! Nele utilizamos proteína vegetal texturizada da grossa, preferencialmente escura, o creme de leite anteriormente ensinado e o molho shoyu de fermentação natural. Caso prefira, você poderá utilizar o glutem em pedaços semelhantes à proteína de soja. Também é possível, ao invés de soja ou glutem, utilizarmos berinjela cortada em cubos. Faça conforme seu gosto e possibilidade!

    Utilize 2 xícaras de proteína de soja para 3 xícaras de água, 1/2 xícara de cebola picada que pode ser substituída por alho poró na mesma quantidade ou 4 colheres de gengibre ralado, 1 e 1/2 xícara de molho de tomate ou 1/2 xícara de molho shoyu, 1 xícara de cenoura picada em cubos,1 xícara de palmito picado, 1 xícara de azeitonas cortadas em rodelas, 1/2 xícara de salsinha ou coentro picado, 4 colheres de sopa de óleo e sal marinho. Tenha cuidado se utilizar shoyu, pois, pelo fato de já ser bem salgado pode comprometer seu preparo, valendo  o mesmo para alguns molhos de tomate orgânico prontos. Pegue leve no sal!

  Inicie cozinhando a proteína durante uns 5 minutos, até que amoleça sem derreter. Conforme já foi explicado, você deve espremê-la com firmeza e, em seguida,  tostá-la em pouco óleo até que fique bem seca. Essa tostagem pode ser na panela ou no forno, numa forma grande. Agora reserve a proteína e, na mesma panela, toste a cebola picada até que doure, acrescentando, então, a cenoura e os legumes escolhidos. Mexa bem para que tudo refogue uniformemente cerca de 5 minutos. Acrescente, nesse momento, o palmito e a azeitona, cozinhando tudo por mais 5 minutos. Chegou o momento de misturar  a proteína e o molho escolhido. Continue mexendo para alcançarmos uma mistura bem colorida. Mais 5 minutos são suficientes para desligarmos o fogo e acrescentarmos o creme de leite de soja que deverá ficar em estado pastoso e bem misturado ao preparo.

  Coloque seu estrogonofe em uma linda travessa, cubra-o com a salsinha ou o coentro e leve-o à mesa acompanhado do restante do banquete onde a salada crua e artisticamente colorida seja o centro das atenções. Se desejar, faça um concurso de beleza entre o estrogonofe e a salada, enfeitando-o com tomates secos, azeitonas pretas e flores de capuchinha!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. parabéns, Alexandre, pelo maravilhoso trabalho aqui no blog da soja.vou divulgar para meus contatos! muitas pessoas que comem "carne" ás vezes querem variar o cardápio e não sabem por onde começar. Vou sugerir suas receitas! bjs, lad

    ResponderExcluir