terça-feira, 24 de abril de 2012

Tofu: Queijo de Soja



O queijo de soja ou tofu é fonte excepcional de proteína de alto valor biológico, desde que seu preparo obedeça a regras técnicas e milenares. Ensinamos dessa forma em nossas oficinas. O tofu é testado milenariamente por povos orientais. Os eventuais problemas do tofu estão mais associados aos agrotóxicos do que propriamente às toxinas naturais da soja.
Para o preparo de um bom queijo de soja, ao invés de 5 xícaras de água para uma de soja como na receita anterior, utilize 3 xícaras de água para uma de soja, repetindo exatamente os processos ensinados, inclusive do resíduo final.

Reserve 1 xícara de caldo de limão ou vinagre (jamais misture ambos) para cada 5 litros de leite. Continue de olho para notar o momento que as primeira bolhinhas da fervura comecem a aparecer, pois, é exatamente essa a hora de despejar o suco de limão ou o vinagre no leite.

Perceba que a partir desse estágio o leite começa a coalhar, separando a parte líquida da sólida com muita definição. A parte líquida é um soro esverdeado que ainda contém toxinas. Ele deve ser coado e escoado pela pia. Mas tenha cuidado, pois, como esse soro é muito quente, pode derreter canos plásticos ou PVC da pia, o que já aconteceu comigo.

Você deve deixar o queijo fresco escorrer num pano, forma de queijo ou coador  até que fique bem sólido. É possível, caso você deseje, temperá-lo com cebolinha e salsinha picadas e sal marinho para que ganhe a formatação de “queijo de soja minas”. Eis o momento de utilizar o tofu para comer com pão, em maioneses, cremes, patês, pizzas, macarrões, salpicões, feijoadas vegetarianas ou outros pratos derivados de sua grande criatividade!

Um comentário:

  1. Alexandre,
    lí em algum lugar que o tofu seria feito na Ásia por fermentaçao, o que lhe daria propriedades ainda mais saudáveis. Se alguém souber alguma coisa, seria interessante compartilhar.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir