terça-feira, 24 de abril de 2012

Leite de Soja


Leite de soja é leite que vem da terra, libertando as mães vacas de grandes sacrifícios. Você pode se tornar especialista em prepará-lo, convidando vizinhos e vizinhas para seções comunitárias onde se faça grandes quantidades em benefício de todos.

Comece deixando os grãos de soja de molho da noite para o dia, cerca de 8 horas, em uma bacia grande. A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de grãos. Você perceberá que ao hidratarem, no período pré-germinatório, os grãos perderão a forma redonda e assumirão a forma comprida dos demais feijões.

A partir daí você deve começar a esfregar os grãos com as mãos. Esfregue com força e vontade atritando uns contra os outros afim de que película solte e bóie na água em que ficou de molho. Faça isso repetidas vezes até notar que a película saiu completamente de toda a soja. Jamais ceda à tentação de tirar estas casquinhas de forma individual. Percebo, nas oficinas práticas, que as pessoas caem nesse erro com facilidade, o que atrasa o trabalho de forma exagerada.

Quando chegamos à total retirada de películas o momento é de festa. O pior já passou. Agora é dar início ao preparo do leite de soja que deve obedecer alguns cuidados especiais. Há o preparo destinado ao leite para tomar e ao leite que dará origem ao queijo tofu, que leva menos água.

Para fazer o leite destinado a tomar, utilizar em panifícios, bolos, pudins ou sorvetes, leve ao liqüidificador a proporção de 1 xícara de soja para 5 xícaras de água. Bata bem até chegar a uma consistência cremosa. Agora utilize uma peneira, coador ou pano branco para coar a parte líquida dentro de um balde ou jarra grande. Após, bata novamente o resíduo da soja com o dobro de água, ou seja, 1 xícara de água para 1 de resíduo de soja. Dessa forma chegamos ao leite de soja cru e bruto, pronto para diversos destinos culinários.

Ferva todo leite em uma grande panela. Observe a formação de espuma e, com auxílio de uma colher grande ou escumadeira, retire o máximo que conseguir. Na espuma ainda temos toxinas que devem ser eliminadas de nosso preparo.

A partir desse momento você deve ficar muito atento, pois o leite de soja é muito mais traiçoeiro do que o de vaca. Ele sobe rapidinho e engana muita gente. E depois de derramado não adianta chorar!

Tempere o leite de soja com iguarias como canela em casca, cravo, gengibre, casca de laranja seca, erva doce, baunilha natural ou conforme sua vontade. Ele fica ótimo em vitaminas de morango, maçã, mamão, manga, banana e outras frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário