terça-feira, 24 de abril de 2012

Proteína Texturizada de Soja - PTS ou PVT


           A carne da soja não é um alimento para o dia a dia, mas comparando com a carne animal tem vantagens nutricionais e ecológicas, a principal é não necessitar submeter bichos a torturas desnecessárias. O ideal é utilizar PTS em ocasiões mais festivas para recheios de pastéis ou preparo de almôndegas e estrogonofes. Gosto de utilizá-la em pequena proporção acrescida de legumes refogados que reduzem as desvantagens associadas ao excesso no consumo.

Importante aqui darmos início ao correto preparo da proteína texturizada de soja, a PTS também conhecida como proteína vegetal texturizada ou PVT. Muita gente erra nesse tipo de preparo e cria traumas que não permitem outras oportunidades de experimentar.

Para  trabalhar com a proteína de soja de grãos graúdos que necessitamos cozinhá-la por 5 minutos. Utilize 3 xícaras de água para 1 xícara de proteína seca. No caso dos pratos à base de proteína miúda, não é necessário cozinhar, bastando cobrir com água fervente e deixar de molho por cerca de 10 minutos.

Após o resfriamento da PTS você deve espremê-la bem com as mãos para retirar o soro esverdeado. Faça isso sob água corrente para garantir a retirada total desse líquido responsável pelo sabor desagradável de muitos preparos à base de proteína vegetal, que deve ficar quase seca. Antes de temperá-la, porém, aqueça bem o óleo  numa panela e toste-a até que fique totalmente seca. Esse processo garante a absorção dos temperos e o realce do sabor, não deixando a desejar para nenhuma carne de origem animal. Utilize os temperos naturais de sua preferência. Tenha o cuidado de afastar-se do glutamato monossódico contido em vários produtos industriais pois pode ser prejudicial a longo prazo.

Você pode utilizar a PTS para quase todos os preparos que envolveriam carne animal: guisados, recheios de pastéis, empadas, arroz à carreteiro etc. Veremos alguns desses preparos nas receitas a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário